Afinal, o que é a Covid prolongada?

Saiba tudo sobre à covid prolongada

Embora os sintomas do coronavírus possam passar rapidamente, algumas pessoas persistem sofrendo alguns efeitos de longo prazo. Neste texto, apresentamos os sintomas relacionados à síndrome pós-COVID-19, atualmente mais denominada como Covid Longa ou prolongada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo da seguinte maneira: “A condição pós Covid-19 ocorre em indivíduos com história de infecção por SARS CoV-2 provável ou confirmada, geralmente 3 meses a partir do início de Covid-19 com sintomas e que duram pelo menos 2 meses e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo”.

A psicóloga Haydee Tainá Schuster bateu um papo com o Clipping Comentado e falou sobre os principais sintomas da covid prolongada o que a psicologia fala sobre o assunto e qual a situação em Mato Grosso.  

A psicóloga conversou e explicou o assunto para o CC.

CLIPPING COMENTADO – Quais os sintomas da Covid prolongada  ?

HAYDEE – Quando a doença já passou pelo período de transmissão e persistem alguns sintomas residuais podemos caracterizar por covid prolongada. Pessoas com muitos dias de sintoma  e que já passaram pelas fases da doença acabam tendo sintomas secundários prolongados, tais como: falta de memória, concentração, atenção, problemas para realizar atividades básicas, cansaço e até problemas de peles são recorrentes da covid prolongada.

CLIPPING COMENTADO – Como a psicologia pode ajudar em casas de depressão e ansiedade causada no pós covid  ?

HAYDEE – Hoje, não temos tantos problemas de ansiedade  pela contaminação como no início da pandemia. A vacina e outros fatores ajudaram as pessoas a ficarem mais calmas.

A depressão pode vir com situações como a ausência e finalização dos sintomas, podendo surgir assim o sentimento de inutilidade, ansiedade por não ver melhora causando a depressão. O luto também é um fator de grandes índices de depressão ainda.

CLIPPING COMENTADO – Em Mato Grosso você acredita que os índices de casos de covid prolongada tenha sido grande?

HAYDEE – Em Mato Grosso, no pós covid existe ainda pouca preparação para atendimento da população, além ainda de não termos uma notificação específica para a covid prolongada em muitos casos as pessoas continuam com os sintomas e esperam a melhora em casa. Faltam também estudos a longo prazo, pois a pandemia ainda é recente, e claro  uma estrutura para atendimento básico o que esses fatores acabam dificultando, ainda, um diagnóstico preciso.

Deixe uma resposta