4chan: quem está por trás do fórum onde massacres escolares são planejados?


Dois massacres foram registrados neste mês nos Estados Unidos e ganharam repercussão internacional devido à crueldade dos crimes. No primeiro, no dia 14, em Nova York, um atirador de 18 anos matou dez pessoas e feriu outras três em um supermercado em Buffalo, antes de se entregar à polícia. No segundo, dez dias depois, um atirador de 18 anos invadiu uma escola no Texas e matou 19 crianças e dois adultos. Ele se matou na sequência.

Mas o que há de comum entre os dois casos, além do fato de terem acontecido no mesmo país? Os crimes podem ter sido relatados antecipadamente por seus autores no 4chan, um fórum bastante popular na deep web (conjunto de páginas na internet que não aparece nas buscas e é acessado geralmente por programas específicos sem identificação do usuário).

Apesar de o 4chan ter sido criado há quase duas décadas e ser conhecido pelas autoridades mundiais, uma pergunta ainda permanece: quem realmente é seu dono? Empresa japonesa teria ligação A rede “anti-social”, como também é chamado o 4chan, foi inventada por um americano e vendida ao empresário japonês Hiroyuki Nishimura em 2015. Sua estrutura corporativa é desconhecida. Mas novas informações compartilhadas pela Wired mostram com detalhes o relacionamento, até então sigiloso, entre o 4chan e uma grande empresa de brinquedos japonesa chamada Good Smile Company. Documentos legais, registros corporativos e entrevistas mostram que a Good Smile desempenhou um papel na aquisição do 4c.

Além de ser parceira do fórum, a Good Smile teria fechado grandes acordos com algumas empresas de entretenimento mundial, incluindo Disney e Warner Bros. No ano passado, a Good Smile alegou que é apenas um investidor passivo no 4chan. No entanto, registros de um acordo de confidencialidade, revelam que a Good Smile Company e uma grande telecom japonesa estavam envolvidas na aquisição do 4chan em 2015.

Deixe uma resposta