
FILME – Bombardeio
Os destinos de vários residentes de Copenhague se cruzam quando uma escola cheia de crianças é bombardeada por acidente na Segunda Guerra Mundial. Baseado em fatos reais. O filme está disponível na NETFLIX!

SÉRIE – Ninguém pode saber
Andy vive em uma pequena e pacata cidade. Um dia, sua mãe impede um ataque armado e a moça descobre que ela não é quem parecia ser. O passado vem à tona, junto com segredos e ameaças mortais para as duas. Série disponível na NETFLIX!

TEATRO – Alunos da MT Escola de Teatro apresentam espetáculos gratuitos nesta sexta
Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado este ano no país, a MT Escola de Teatro realiza, nesta sexta-feira (11), a 10ª Mostra de Cenas, com exibição de três espetáculos gratuitos, a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá. As peças são ‘Maria vai ao Matavirgismo’, ‘Muiraquitã, a viagem à Pindorama’ e ‘Do Abaporu’, encenadas pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Teatro.
Para assistir, basta comparecer ao Cine Teatro Cuiabá, localizado no centro da capital.

FESTIVAL – Evidência ao nosso legado e história
A história e os avanços da comunidade negra em Mato Grosso estão em evidência até o dia 21 de março, por meio da programação da 2ª edição do projeto Agitando a Resistência Negra, com rodas de conversas, festival de hip-hop, mostra de cinema negro e premiação.
Na próxima segunda-feira (14), às 7h, a Escola Estadual Prof. Amorim Silva, localizada no bairro CPA 3, em Cuiabá, acolhe a roda de conversa ‘Mulheres, Periferia e Hip Hop’. E no dia 16 de março, às 18h, ocorre o debate on-line sobre ‘Afrofuturismo’, que será transmitido pela rede social instagram.
A programação começou na terça-feira (8) e as rodas de conversa ‘Mulheres Negras: Cultura, Saber e Resistência’ e ‘Povos de Matriz Africana: Cultura e Resistência Negra’ estão disponíveis no Instagram @imunemt.
O evento é realizado pelo Instituto de Mulheres Negras (Imune/MT), com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).
“’Agitando a resistência negra’ vem agitar, fazer barulho, mostrar, tirar da invisibilidade a voz, as conquistas e o trabalho do povo negro. Somos mais de 60% da população do estado e queremos discutir, propor políticas, avaliar até que ponto avançamos e o que podemos avançar mais”, destaca a presidente e fundadora do Imune/MT, Antonieta Luisa Costa.
Outras programações
De 16 a 19 de março, será a vez da VI Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, com transmissão on-line. As informações completas estão no Instagram do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê @quaritere.
Já no dia 20 de março, a agenda fica por conta do Festival Hip-Hop Contemporâneo, que será realizado na Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, na capital.
Para encerrar a edição deste ano, o evento premia as personalidades que agitam a resistência negra em Mato Grosso, no dia 21 de março, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.
“Convido todos e todas para celebrar conosco a existência negra. A ação tem financiamento do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, e é totalmente gratuita. São muitas as atividades, que já estão acontecendo, para celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras”, convoca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
A 2ª edição do Agitando a Resistência Negra conta também com o apoio cultural da deputada federal Rosa Neide e dos parceiros Favelativa e Coletivo Quariterê.
Serviço
Agitando a Resistência Negra – 2ª edição
Data: Até 21 de março
Atividades: rodas de conversas, festival de hip hop, mostra de cinema negro e premiação
Atividades presenciais e com transmissões on-line
Mais informações: Instagram @imunemt